fevereiro 27, 2014

Entrudo

O Entrudo é por definição uma festa sem regras, feita de inversão dos papéis sociais e à mesa, como diz o adágio popular: “No entrudo come-se de tudo”


P.S.B.

fevereiro 26, 2014

Origens do Carnaval

São várias as teorias sobre as origens do Carnaval. Umas apontam para uma festa de cariz pagão, e que à semelhança de muitas outras festas, actualmente religiosas, foram "adaptadas" ao calendário e vivência cristã, comum a grande parte da Europa Ocidental (...).
Deste ponto de vista, e tendo em conta que o Carnaval se festeja no fim do Inverno e no início da Primavera, pode estar associado a cerimónias de purificação e expulsão de forças malígnas do Inverno! 
Há autores que remetem as suas origens às Saturnais romanas, o deus romano da agricultura e das senteiras. Durante as Saturnais, a ordem social era completamente invertida: as classes sociais mais baixas passavam a dominar as mais altas e até os escravos dominavam os seus senhores!
A verdade é que , seja qual for a origem desta festa popular, parece-nos irrefutável que o Carnaval representa um "escape" social, fundamental para manter a ordem estabelecida por uma minoria. Pelo menos nesta altura do inverte-se toda a ordem social, aos foliões tudo é permitido, afinal é Carnaval, ninguém leva a mal!
P.S.B (21.02.2007)

Provérbio Carnaval

 "Carnaval na eira, Páscoa à lareira".





fevereiro 05, 2014

Flor de amendoeira



E a origem da "Prunus dulcis"

«... A amendoeira Prunus dulcis é também comummente designada por amendoeira amarga (Prunus dulcis amara) ou amendoeira-doce (Prunus dulcis dulcis).

A amendoeira, originária da Ásia Menor e Nordeste de África, cultivou-se desde a Antiguidade em volta do mar Mediterrâneo, habitando em lugares rochosos, bordos de estradas, limites de campos cultivados e terrenos de cultivo.

Em Portugal, a cultura desta espécie é particularmente favorecida nos vales do Alto Douro e no Algarve.»

in: http://www.infopedia.pt/$amendoeira



fevereiro 01, 2014

A Lenda das amendoeiras em flor (recolha feita em Albufeira)

“A lenda das amendoeiras em flor”




APL 1995
Segundo contam, um príncipe árabe desposou uma princesa nórdica e trouxe-a para viver aqui no Algarve. Só que, no Inverno, ela sofria muito porque recordava-se dos campos cobertos de neve, e então ficava nostálgica a olhar os campos e corriam-lhe as lágrimas.
 Um dia, o príncipe perguntou-lhe por que é que ela chorava assim e ela disse porque tinha muitas saudades dos campos brancos cobertos de neve. Então, no dia seguinte ela foi-se deitar. No dia seguinte quando se levantou tinha acontecido um milagre! As amendoeiras estavam todas cobertas de flor e dava a impressão da neve a brilhar ao sol.
 Foi assim que começaram a aparecer as amendoeiras.