junho 18, 2013

[Antes do] Mercado de Loulé

[Antes do] Mercado de Loulé

No dia 30 de Novembro de 1890, num jornal local1, publicara-se um artigo intitulado: “Mercado Publico”, que como o próprio título sugere, referia-se à necessidade da construção de um mercado na vila de Loulé.

No citado artigo o seu autor defendia a construção de um mercado onde fossem vendidos: “as hortaliças e mais generos e ainda para o peixe”2.

Para além de se reconhecer, nos finais do século XIX a necessidade deste equipamento urbano, a sua construção seria apenas concretizada no início do século seguinte, tendo sido inaugurado no ano de 19083.

A grande questão levantada ao longo do artigo do jornal local, prendia-se, não com a necessidade da construção do mercado, propriamente dita, mas sim com a sua localização.

O autor do artigo sublinha a importância da limpeza, ou seja o recinto deveria ser facilmente limpo. A opinião pública de então considera a proximidade de água, como um factor fundamental para a localização do futuro mercado. 
(...) 

1 In: Jornal O Algarvio , semanário publicado aos domingos. O Director Político do jornal era Francisco d’Athaíde Oliveira.
2 In: art. cit, 30 de Novembro de 1890.
3 Vide: Isilda Maria Renda MARTINS, Loulé no século XX – I – Da Decadência da Monarquia à Implantação da República, Edições Colibri e Câmara Municipal de Loulé, 2001, p. 132.

P.S.B.

Sem comentários:

Enviar um comentário