fevereiro 26, 2014

Origens do Carnaval

São várias as teorias sobre as origens do Carnaval. Umas apontam para uma festa de cariz pagão, e que à semelhança de muitas outras festas, actualmente religiosas, foram "adaptadas" ao calendário e vivência cristã, comum a grande parte da Europa Ocidental (...).
Deste ponto de vista, e tendo em conta que o Carnaval se festeja no fim do Inverno e no início da Primavera, pode estar associado a cerimónias de purificação e expulsão de forças malígnas do Inverno! 
Há autores que remetem as suas origens às Saturnais romanas, o deus romano da agricultura e das senteiras. Durante as Saturnais, a ordem social era completamente invertida: as classes sociais mais baixas passavam a dominar as mais altas e até os escravos dominavam os seus senhores!
A verdade é que , seja qual for a origem desta festa popular, parece-nos irrefutável que o Carnaval representa um "escape" social, fundamental para manter a ordem estabelecida por uma minoria. Pelo menos nesta altura do inverte-se toda a ordem social, aos foliões tudo é permitido, afinal é Carnaval, ninguém leva a mal!
P.S.B (21.02.2007)

Sem comentários:

Enviar um comentário