fevereiro 01, 2012

A propósito do Carnaval

... o actual Carnaval deriva das Saturnais romanas, herdeiras dessas cerimónias primitivas (anteriores), que se realizavam em dezembro e se caracterizavam como sendo um período de completa liberdade licenciosa, durante o qual tudo era permitido, o curso normal da vida suspenso e transtornados radicalmente os quadros sociais; a festa e a orgia eram permanentes, e desaparecia a distinção entre senhores e escravos.
(…)
As saturnais realizavam-se em Roma em dezembro. Após a reforma cesariana do calendário, marcava o fim do ano romano. Mas em tempos mais recuados, o ano começava em março (primitivamente as saturnais realizava-se em fevereiro/ março) = alteração mês realização em função calendário.
(...)
o Carnaval representa um "escape" social, fundamental para manter a ordem estabelecida por uma minoria. Pelo menos nesta altura do inverte-se toda a ordem social, aos foliões tudo é permitido, afinal é Carnaval, ninguém leva a mal!
Texto adaptado a partir da obra: Festividades cíclicas em Portugal (col. Portugal de Perto-Dom Quixote) Lisboa. 1984. 357 pp

Sem comentários:

Enviar um comentário