dezembro 16, 2013

Festividades - Monchique

(...)

Existem no concelho de Monchique algumas festividades que marcam o calendário anual que reflectem ainda a sua origem ancestral ligada aos ciclos agrícolas e aos trabalhos a estes inerentes.

As festas constituem um momento de sociabilização e de partilha, sejam estas de cariz religioso, sejam mais ligadas ao trabalho.
Entre os hábitos e tradições festivas das gentes desta serra tem-se verificado nos últimos anos uma tentativa por parte do poder local em revitalizar alguns destes momentos de festa, imprimindo-lhe uma nova vida e uma nova dimensão.


A dois de Fevereiro celebrava-se a Festa de Nossa Senhora das Candeias, com a realização de uma missa solene e uma procissão dedicada a esta santa, padroeira de Monchique. Era o dia em que se fazia «a sorte do mel», aquando da entrada da procissão na igreja, caso as velas permanecessem acesas era sinal que seria um ano com abundância de mel, se as velas se apagassem significava o contrário. Esta é uma tradição que entrou em desuso nas últimas décadas. (...)

in: BATISTA, Patrícia Santos - Dissertação Mestrado em Museologia, Univ. de Évora, Monchique - Património e Identidade: estratégias para o desenvolvimento local, p. 100 (texto policopiado, 2013).