agosto 08, 2014

Senhora da Orada - Cont 1

A Lenda

Reza a lenda que “um grupo de pescadores encontra uma imagem de Nossa Senhora e transfere-a para a igreja local. A imagem volta, contudo, a aparecer no sítio de origem no dia seguinte e a população erige uma capela no local.”
A ermida foi construída num local ermo e deserto, em frente da Torre de Vigia da Baleeira, num vale cercado a Oeste, Este e Norte por montes relativamente elevados e a Sul, pela Rocha da Ponta da Baleeira, na designada Várzea da Orada, onde atualmente se localiza a Marina de Albufeira.
Tratando-se de um templo de devoção dos pescadores, no seu interior encontram-se ex-votos que evocam os milagres e os dramas da vida dos mareantes.

São muitas as lendas e milagres atribuídos a esta santa, o Padre Cardoso, no Dicionário Geográfico, de 1758 refere a esse propósito: “… se venera com a mesma afluência de Milagres em todas as aflições e com especialidade nos Mariantes e por muitas vezes se achou a Imagem com as roupas molhadas de agua salgada, e cheias de areia como sinal de ter valido o seo amparo aos que flutuavam nos mares.

(cont.)

Sem comentários:

Enviar um comentário